7 obras para refletir sobre racismo

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo.

Estamos vivenciando um fato histórico nos últimos dias. Pessoas pretas estão protestando pelos seus direitos, pelos seus direitos de viver sem sofrer racismo. Sabemos que há muito para se discutir, lutar e mudar, seja protestando nas ruas ou refletindo cada vez mais sobre. Um meio de reflexão muito importante com certeza é a arte. Independente do tipo de arte, ela contribui muito na reflexão, ajuda a construir o pensamento crítico e a mudar o nosso ponto de vista sobre muitas coisas, principalmente no ato de se colocar no lugar do outro, de criar empatia.

Leia também: 7 séries de animação adulta para assistir na Netflix

What Happened, Miss Simone?

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. Nina Simone

O documentário narra a vida de uma das maiores artistas do mundo, a cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.


12 Anos de Escravidão

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. 12 anos de escravidão

Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um homem negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.


Infiltrados na Klan

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. Infiltrados na Klan

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington) é um policial negro do Colorado que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisa estar fisicamente presente envia um policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se torna o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas


Maya Angelou, e Ainda Resisto

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. Maya Angelou

A vida, a obra e a trajetória da célebre ativista, escritora, atriz e poetisa Maya Angelou, cuja jornada entrelaçou-se intimamente com alguns dos momentos mais marcantes da história recente dos Estados Unidos, principalmente na década de 60, e com os movimentos dos direitos humanos e dos direitos civis da população negra.


Olhos Que Condenam

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. Olhos que Condenam

A minissérie Olhos Que Condenam retrata o caso de cinco adolescentes do Harlem quem vivem um pesadelo após serem falsamente acusados de estuprar uma mulher no Central Park em 1989. Olhos Que Condenam é um soco no estômago que dói e incomoda, principalmente por tudo ali ser baseado em uma história real, e que se repete de diferentes formas até hoje.



Selma: Uma Luta pela Igualdade

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. Selma

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.


O Ódio que Você Semeia

Seven List - Dicas de Filme e séries para refletir e aprender sobre racismo. O Odeia que você semeia

Starr Carter (Amanda Stenberg) é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil (Algee Smith), seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.


Leia também: 7 motivos para assistir De Repente 30


Acesse as nossas redes sociais:


Créditos:


Contato:

  • contato@sevenlist.com.br
Scroll Up